Sempre fiz para mim próprio as anilhas de madeira e corda que me seguraram os diferentes lenços de ESCUTEIRO que tive ao pescoço nos últimos 35 ANOS.
Foram surgindo tantos pedidos que resolvi dedicar o meu tempo livre a construir anilhas, essencialmente de cana e madeira, num processo totalmente artesanal e laborioso.

Tradutor

domingo, 30 de março de 2014

158. DINO'FNÁTICO!



Pois. Além de gostar de dinossáurios, sou Associado da FNA (Fraternidade de Nuno Álvares) e fiquei um pouco farto de ouvir dizer, em tom jocoso, que um escuteiro adulto é um dinossauro do escutismo.

Obviamente que, no meu aniversário, só podia postar esta anilha em especial que não vendo por preço algum. É uma das minhas.

Tomaram muitos os anos e as aventuras em que este dino'fnático já esteve envolvido!





_

sexta-feira, 28 de março de 2014

157. AKELÁ (OU ÁQUÊLÁ)

 

 


Quem não conhece o/a AKELÁ (um velho lobo, sábio e sabido, o Chefe da Alcateia, que vela para que os lobos observem a Lei da Selva.)? É,em última análise, uma das figuras centrais do Livro da Selva e, por isso mesmo, da mística de uma qualquer Alcateia (seja de que Associação escutista for).

Aqui estão pelo menos três exemplares do mesmo modelo - Akelá, na Rocha de Conselho, chama os Lobitos!




_

quarta-feira, 26 de março de 2014

156. FLOR-DE-LIS DOS SCOUTS DE FRANCE







Aqui, replica-se a flor-de-lis usada no símbolo da Associação Scouts de France, criada em 1920 pelo padre Jacques Sevin, por Antoine-Louis Cornette e Édouard de Macedo, e que se manteve como a principal associação de escuteiros franceses até 2004, altura em que se une com a Associação Guides de France e forma aquela que hoje é conhecida por Scouts et Guides de France.

Ficam uns links para pesquisarem e ficarem a saber mais sobre esta e outras associações de escuteiros franceses.






_

segunda-feira, 24 de março de 2014

155. RAPOSA




Outro animal que povoa o nosso imaginário (e que alguns de nós já tiveram o privilégio de observar em estado natural). Esta foi uma encomenda muito especial e mora no lenço de uma exploradora de Vila Real.

Nesta anilha procurei homenagear em especial a raposa-vermelha (Vulpes vulpes L.).




_

sábado, 22 de março de 2014

154. FALCÃO-PEREGRINO


 


Uma bela silhueta de outro magnífico animal: o falcão-peregrino (Falco peregrinus TUNSTALL), que tantas e tantas patrulhas e equipas inspirou entre os escuteiros.



_

quinta-feira, 20 de março de 2014

153. LINCE






Uma óbvia e clara homenagem a esse magnífico animal que ainda existe em terras lusas, em especial a região da Serra da Malcata, entre os concelhos do Sabugal e de Penamacor, integrando o sistema montanhoso luso-espanhol da Meseta. Por esse facto, a espécie aqui homenageada só poderia ser a específica do lince ibérico (Lynx pardinus TEMMINCK).




_

domingo, 16 de março de 2014

151. FLOR-DE-LIS

 


(no final, durante o envernizamento foi incorporada limalha de alumínio, que lhe confere um aspecto brilhante quando exposta ao sol!)



BOM DOMINGO!


_

segunda-feira, 10 de março de 2014

148. FLOR-DE-LIS DA LSGCO (LETÓNIA)

 




 


Estão aqui várias versões da Flor-de-Lis usada pelos Escuteiros da Letónia, intergrantes da Latvijas Skautu un Gaidu Centrālā Organizācija, um organismo central que agrega Escuteiros e Guias, uma organização menbro de pleno direito quer da WOSM, quer da WAGGGS, região Europeia.

Percebe-se pelas imagens oficiais que encontrei, que apenas representei a parte do símbolo que refere os Escuteiros e sei que este é também o símbolo oficial utilizado para ilustrar o Latvijas Skautu un Gaidu Fonds, uma entidade de apoio (recolha de fundos, etc) daquela organização e cujo símbolo oficial é o que se segue.

esta imagem foi retirada de um dos links abaixo indicados


Ficam aqui alguns links para explorar melhor a história e o desenvolvimento desta organização escutista em especial:




acima de tudo ... DIVIRTAM-SE!



_
f.reis(c)2014 | euqueroumaanilha@gmail.com

sábado, 8 de março de 2014

147. ESCUDO COM QUINAS

 
 

Três exemplares de "quinas" inspiradas nas cinco quinas que estão representadas e fazem parte da simbologia da bandeira de Portugal.



_
f.reis(c)2014 | euqueroumaanilha@gmail.com

quinta-feira, 6 de março de 2014

146. FLOR-DE-LIS


Desta feita, uma flor-de-lis que é símbolo de duas Associações em Portugal: o Corpo Nacional de Escutas (CNE) e a Fraternidade de Nuno Álvares (FNA).







_
f.reis(c)2014 | euqueroumaanilha@gmail.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...